Aracaju (SE),

HOME

Lateral 01
PONTOS TURÍSTICOS

Cânion do Xingó
Crôa do Goré
Ilha da Sogra
Lagoa Redonda
Mangue Seco
Parque dos Falcões
Praia de Caueira
Praia de Pirambu
Praia do Abaís
Praia do Saco
 
CADERNOS

Home
Agenda Cultural
Artigos
Automóveis
Baladas
Menu dos Esportes
Ciência
Clima/Tempo
Concursos
Conheça Sergipe
Cidade/Cotidiano
Cultura/Arte
Dólar
Educação
EsportesBR
EsportesSE
Estilo/Moda
Imagens de Sergipe
Indicadores
Informática
Jurídicas
Meio Ambiente
Mercado
Mundo
Mundo Artístico
Negócios
Pais
Polícia
PolíticaBR
PolíticaSE
Saúde
Tecnologia
Turismo
Últimas Notícias
Veículos
Vestibular
 
CLICK INFORMA

Cálculo Exato
Cotação do Dólar
Fuso Horário
Horóscopo
Lista Telefônica
Loterias
Olho no Dinheiro
Preço de Remédios
Resumo de Novelas
Sites + Procurados
Tirar Passaporte
Vôos Online
 
INTERATIVIDADE

Contato
Blogs e Sites
Envie Imagens
Fale Conosco
Links Úteis
Mídia de Sergipe
Opiniões e Cartas
Ver Comentários
Você Repórter
 

 



My Interno

"Aloprados" viram réus seis anos após dossiê antitucano

20/6/2012

Juiz federal em Mato Grosso aceitou denúncia da Procuradoria.

Dois petistas foram presos suspeitos de tentar comprar dossiê contra Serra.

O juiz da 7ª Vara Criminal da Justiça Federal em Mato Grosso, Paulo Cézar Alves Sodré, aceitou denúncia oferecida pela Procuradoria da República no Estado contra nove envolvidos no escândalo que ficou conhecido como os “aloprados”.
 
A decisão do magistrado em transformá-los em réus é do último dia 15, após seis anos do episódio em que integrantes do PT foram acusados de tentar comprar um dossiê contra o ex-governador de São Paulo, José Serra (PSDB), então candidato ao governo de São Paulo.
 
Em 2006, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como "aloprados" os petistas que participaram do caso. O suposto documento tentava ligar o tucano com a máfia dos sanguessugas, de venda superfaturada de ambulâncias para prefeituras e órgãos públicos.

Os procuradores Douglas Santos Araújo, Ludmila Bortoleto Monteiro e Marcellus Barbosa Lima são os responsáveis por formalizar a denúncia contra os nove acusados, que foi encaminhada à Justiça no dia 14 deste mês.
 
Na lista dos réus estão Gedimar Pereira Passos,Valdebran Carlos Padilha, Jorge Lorenzetti, Expedito Afonso Veloso, Osvaldo Bargas, Hamilton Feitosa Lacerda,Fernando Manoel Ribas Soares, Sirley da Silva Chaves e Levy Luiz da Silva Filho.
 
O caso
Na madrugada do dia 15 de setembro de 2006, a Polícia Federal prendeu dois integrantes do PT em um hotel próximo ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Com eles os policiais apreenderam dólares e reais, totalizando R$ 1,7 milhão.
 
No quarto do hotel estava o empreiteiro em Mato Grosso Valdebran Padilha, que era filiado ao PT e foi preso em flagrante com o então assessor da campanha à reeleição do presidente Lula, Gedimar Passos. Na ocasião, eles disseram à polícia que se encontraram para negociar um dossiê contra o PSDB.
 
Valdebran Padilha é um dos réus no caso e pretende recorrer da decisão. O advogado Roger Fernandes disse ao G1 que tomou conhecimento da ação penal recentemente e está analisando os procedimentos cabíveis. No entanto, anunciou que deverá ingressar inicialmente com um habeas corpus na tentativa de trancar o processo.
O advogado de Hamilton Lacerda disse "estranhar a denúncia". "Causou estranheza o oferecimento da denúncia quase seis anos depois do fato. Só vou me manifestar após conhecer o teor da denúncia", afirmou o advogado Alberto Toron.
 
Sirley da Silva Chaves declarou à reportagem que não tinha conhecimento da decisão judicial e, por isso, decidiu não se manifestar. Já a defesa de Expedito Veloso e Oswaldo Bargas, que também configuram na lista, informou que está reunindo informações sobre a ação e não vai se manifestar por enquanto.
 
O G1 tentou entrar em contato com Gedimar Pereira Passos, mas não houve resposta sobre a denúncia até a publicação desta reportagem.  A reportagem também ligou para a empresa Vicatur, onde trabalha Fernando Manoel Ribas Soares. Um secretário ficou com o recado, mas até a última atualização desta reportagem, Fernando ainda não havia dado resposta.
 
De acordo com a decisão, o magistrado concedeu prazo de dez dias para que os acusados apresentem sua versão sobre a denúncia, mesmo que por carta precatória, pelo fato de alguns não morarem em Cuiabá.
 
Denúncia
A investigação feita pela Polícia Federal que resultou na denúncia do Ministério Público Federal exigiu diversas medidas, conforme consta da ação, como busca e apreensão, quebras de sigilo bancário e telefônico, oitivas,perícias e exames técnicos da polícia. “No entanto, nem todas as respostas das indagações foram obtidas, sobretudo no que se refere a origem integral dos recursos apreendidos. Isso porque, grande parte do dinheiro encontrado apresentava-se em notas velhas, sem sequenciamento de número de ordem e sem identificação de instituição financeira”, consta trecho da denúncia.
 
Conforme a denúncia do Ministério Público Federal, Fernando Manoel Ribas Soares, Sirley da Silva Chaves e Levy Luiz da Silva Filho foram denunciados por falsificação de documentos financeiros. Gedimar Pereira Passos,Valdebran Carlos Padilha, Jorge Lorenzetti, Expedito Afonso Veloso, Osvaldo Bargas, Hamilton Feitosa Lacerda respondem pela prática de crimes contra o sistema financeiro nacional e lavagem de dinheiro.
 
* Colaborou G1, em Brasília

Kelly Martins
Do G1 MT


Click AQUI e adicione o ClickSergipe a FAVORITOS

comentar  -  imprimir  -  enviar a um amigo - voltar

Cadastre seu email e receba notícias do ClickSergipe

Nome:
E-mail:


Comentários

Mais Notícias:

18/6/2013 - Conta da presidente Dilma Rousseff no Instagram é hackeada por manifestantes

18/6/2013 - Ministro Luiz Fux abre audiência pública sobre financiamento de campanhas

18/6/2013 - Fernando Haddad autoriza projeto que põe semáforos piscando de madrugada

18/6/2013 - "População passou um `pito´ nas autoridades", afirma Carlos Britto

18/6/2013 - Comissão de Marco Feliciano aprova projeto que permite a cura gay

Lateral 02





 








   Vende-se Sítio
Em N. Sra. das Dores
 




Márcio França

 

 


Untitled Document

O MUNDO NUM SÓ CLICK

CADERNOS
CLICK SERGIPE INFORMA
INTERATIVIDADE
PONTOS TURISTICOS

HOME